A quitosana é um composto natural encontrado nas conchas de crustáceos, especificamente no camarão. Demonstrou ter potentes propriedades anti-envelhecimento, e pode ser usado topicamente como ingrediente em produtos de cuidados com a pele. Se você já vem nos seguindo há algum tempo, é provável que já tenha ouvido falar de quitosano antes.

Os benefícios potenciais do quitosana provêm de sua capacidade de se ligar com as impurezas da pele. Também é altamente higroscópico, o que significa que atrai umidade. Isto o torna excelente para uso em produtos de cuidados com a pele que são formulados para absorver o excesso de umidade da pele. 

Além de ser um ingrediente poderoso para ajudar sua pele a ter o melhor aspecto possível, o quitosana também é relativamente barato. Isso significa que você pode obter muito produto por muito pouco dinheiro. Neste post, cobriremos tudo o que você precisa saber sobre o uso do quitosana nos cuidados com a pele, desde benefícios até o que é bom e o que não é bom. 

O que é quitosana? 

A quitosana é um tipo de polissacarídeo com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Aqueles que têm a pele com tendência a acne ou outras condições de pele o utilizaram para ajudar a se livrar de manchas e limpar sua pele. 

É também um ótimo ingrediente para dietas e pessoas que querem perder peso. Ele age como um supressor do apetite e diminui o desejo de comer devido a suas altas propriedades de hidratação. As pessoas o utilizam para condições de pele como psoríase e eczema, mas suas propriedades antiinflamatórias o tornam bom para qualquer tipo de pele. 

Como usar a quitosana

Por que usar quitosana? 

A principal razão para usar o quitosana é devido à sua capacidade de se ligar e remover impurezas de sua pele. Ele é frequentemente utilizado como clarificador em produtos de cuidados com a pele. 

Por ter sido demonstrado ser um clarificador tão potente, muitas empresas estão até mesmo misturando-o com outros ingredientes. Isto faz com que o custo por onça seja muito baixo. 

Isto ajuda porque reduz o desperdício na forma de restos de produto, o que é algo importante em um mundo onde tudo está em oferta limitada. 

Em que produtos usá-lo? 

A quitosana é eficaz em muitos produtos de cuidado da pele, o que o torna um excelente ingrediente para ter em seu arsenal de cuidados com a pele. Recomendamos combiná-lo com outros ingredientes que tenham propriedades anti-envelhecimento, como retinol ou AHAs. Você também pode adicioná-lo a produtos de cuidado corporal ou a seu xampu ou condicionador favorito. 

Também é eficaz quando usado como clareador, razão pela qual recomendamos seu uso em muitos produtos. 

Como usar A quitosana

Você pode usá-lo de várias maneiras: xampu, condicionador, lavagem corporal, loção, sprays de névoa, etc. Em shampoo e condicionador, misture-o com uma fórmula à base de peróxido. Isto ajudará a esclarecer o cabelo e evitar que ele amareleça. 

Em produtos para o corpo, pode ser misturado com uma fórmula leve e hidratante. Um bom exemplo disso seria uma lavagem corporal ou uma névoa corporal. 

Os benefícios de combater as manchas 

Embora o uso mais comum da quitosana seja como agente clarificante, ele também é útil para combater as manchas. 

Como mencionado acima, a quitosana é um potente umectante e pode ajudar a manter sua pele hidratada. De fato, em um estudo, foi demonstrado que ele aumenta os níveis de água e colágeno na pele. 

É também um excelente ingrediente para pessoas com acne devido a suas propriedades anti-inflamatórias. 

Os benefícios da hidratação da pele 

Mais uma vez, mencionamos acima a capacidade da quitosana de aumentar a hidratação da pele e os níveis de colágeno. Além desses benefícios, ele também pode ajudar a encolher os poros. Como se liga com excesso de sebo, pode ajudar a manter os poros limpos e desobstruídos. Isto ajuda a prevenir a acne e outros problemas de pele. 

Uma coisa a se notar, entretanto, é que se você tem pele sensível, é importante ir devagar ao adicionar quitosana à sua rotina. Você não quer tornar sua pele muito oleosa ou muito seca. 

A Conclusão 

Se você estiver procurando um ingrediente barato que possa ajudar sua pele a parecer mais jovem, recomendamos que procure o quitosana. É um ingrediente barato que pode ser encontrado em conchas de camarão, mas também pode ser encontrado em suplementos. 

Já o usamos muitas vezes em nossos próprios produtos e tem sido muito eficaz para ajudar nossa pele a parecer mais jovem sem quebrar o banco na farmácia. 

Você deve se lembrar que é um agente clarificante, portanto também funcionará bem para pessoas com acne ou outras manchas. Ele também ajuda a manter sua pele hidratada, evitando que ela se torne muito oleosa. 

Como usar a quitosana

Não há dúvida de que o quitosana tem toneladas de benefícios potenciais para sua pele se você usá-lo corretamente. Recomendamos usá-lo em conjunto com outros ingredientes que podem ajudá-lo a trabalhar da melhor maneira possível. E como é tão barato, você pode tirar muito proveito dele!  

Leave a comment

Your email address will not be published.