Com certeza você deve ter ouvido falar da Goji Berry, uma frutinha vermelha de sabor adocicado vinda do oriente, aliada da tradicional e milenar medicina chinesa e que recentemente foi considerada um superalimento graças a sua riqueza em nutrientes.

Ela tem feito sucesso por aqui principalmente entre as pessoas que a utilizam para emagrecer, geralmente encontrada na versão desidratada ou em cápsulas e é pouco calórica sendo que duas colheres de sopa da fruta conta com apenas 100 calorias.

A Goji Berry tem forte ação antioxidante, é também uma fonte importante de fibras, vitaminas gorduras monoinsaturadas, aminoácidos, fitonutrientes e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Essa fruta é conhecida por oferecer diversos benefícios para a saúde em geral além de ser uma forte aliada no processo de emagrecimento e para saber mais sobre ela, conhecer todos os seus benefícios e propriedades bem como inclui-la no seu dia a dia continue a leitura até o final.

Principais propriedades do Goji Berry

De acordo com estudos 100 gramas e Goji Berry na forma desidratada contém 2500 mg de vitamina C o que é 50x mais do que uma laranja e esse é um nutriente essencial e responsável por oferecer diversos benefícios para a saúde,

Isso porque essa vitamina tem poder antioxidante que previne o envelhecimento da pele, reduz o estresse, melhora a imunidade, fortalece os ossos, previne doenças, melhora a absorção do ferro e ainda ajuda no emagrecimento.

A Goji Berry é conhecida por ser a maior fonte de carotenoides que é uma substância muito importante para a saúde da visão e também da pele, pesquisas mostraram que o consumo dessa fruta pode oferecer uma fotoproteção extra para as pessoas mais sensíveis aos raios ultravioletas além de reduz inflamações na pele e evitar a imunossupressão.

Essa fruta ainda é rica em vitaminas do complexo B, principalmente a B1, B2 e B6, a vitamina B1 ajuda no bom funcionamento dos sistemas nervosos, cardíaco e muscular, ainda participa do metabolismo da glicose e previne lesões cerebrais

A vitamina B2 por sua vez protege contra doenças cardiovasculares e tumores e a vitamina B6 atua no metabolismo das proteínas, lipídeos e carboidratos, evita o risco de doenças cardiovasculares e proporciona bem-estar por aumentar a produção de serotonina.

A Goji Berry também possui 19 aminoácidos sendo que 8 deles são essenciais, mas que o corpo não é capaz de produzir por isso devem ser obtidos por meio da alimentação, esses aminoácidos são fundamentais para a manutenção da massa muscular, formação celular, tecidos e proteínas.

Além de tudo o fruto ainda conta com 21 minerais que previnem doenças e mantem o organismo em equilibro, beta-sisterol (anti-inflamatório), cyperone (fitonutrientes importante para a saúde coração e pressão sanguínea), betaína (importante para as membras celulares) e polissacarídeos que aumentam a imunidade protegendo de infecções.

Goji Berry

Quais são os benefícios do Goji Berry?

Como podemos observar o Goji Berry possui uma série de propriedades benéficas para a manutenção da saúde do organismo e entre os principais benefícios que esse fruto pode oferecer, estão:

– Proteção de visão e da pele

– Fortalecimento do sistema imunológico e ossos

– Diminuição dos níveis de colesterol

– Prevenção de danos no fígado e diabetes

– Prevenção de doenças cardiovasculares e neurológicas

– Ação anticancerígena

– Favorecimento da perda de peso

– Redução das celulites

– Melhora do sono, do humor e do bem-estar

– Redução do estresse

– Aumento da energia

– Melhora do trânsito intestinal

Mas o Goji Berry realmente ajuda a emagrecer?

Como se sabe para emagrecer não existe nenhuma fórmula mágica é preciso aliar uma alimentação saudável e equilibrada a uma rotina de atividades físicas para alcançar bons resultados.

O Goji Berry por sua vez auxilia o processo de emagrecimento que é um dos seus principais benefícios pois é capaz de aumentar as taxas metabólicas, essa fruta contém uma grande quantidade de vitamina C em sua composição que tem forte ação antinflamatória e antioxidante que ajudam na queima de gordura principalmente a abdominal resultando na perda de peso.

Já as vido complexo B são responsáveis por acelerar o metabolismo e aumentar a produção de energia, o que ajuda no ganho de massa muscular entre os participantes de atividades físicas, ela também contém beta-sisterol que ajuda a reduzir inflamações combatendo e atenuando  as celulites.

Além disso a Goji Berry apresente grande quantidade de aminoácidos determinante para a produção da serotonina que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e que por isso age a compulsão por carboidratos, doce e alimentos gordurosos.

Goji Berry

Qual a quantidade indicada de Goji Berry?

A dosagem diária recomendada a nível medicinal do Goji Berry está entre 15 g e 45 g, 120 ml de suco ou de 2 a 3 cápsulas ao dia e não se ultrapassar essa quantidade pois quando consumida em excesso pode ocasionar em alguns problemas como distúrbios gastrointestinais, cálculos renais e desconforto na bexiga.

Uma boa dica para incorporar essa fruta na alimentação diária é consumi-la logo pela manhã como suco ou junto com frutas cerais, ela ainda pode ser acrescentada a iogurtes, mas sempre sem açúcar,

A versão in natura do Goji Berry é a mais difícil de ser encontrada por aqui e por isso é mais consumida desidratada e para consumi-la nessa versão deve-se ingerir juntamente com água para que suas fibras sejam hidratadas e seus resultados potencializados.

O Goji Berry tem algum efeito colateral e contraindicações?

É importante consumir as bagas de Goji Berry sempre com moderação, isso é recomendo porque foi observado que a fruta pode causar reação anafilática ou quadros de alergia em pessoas que possam ser sensíveis a alguns de seus componentes,

Nesse casos assim eu algum sintoma ou sinal de alergia o consumo desse alimento deve ser interrompido imediatamente, além disso diabéticos, hipertensos e pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, hipoglicemiantes, hipolipemiantes, antibióticos, antidepressivos, antifúngicos, antivirais, contra o câncer, osteoporose  de controle hormonal devem consultar um médico antes de consumi-la.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *