O metabolismo de carboidratos se trata de um conjunto de reações químicas que ajudam a processar o organismo, ajudando no consumo e armazenamento de energia para nossas atividades biológicas.

Milhares de reações químicas são realizadas no organismo humano a cada segundo. Nessas reações, estão incluídas todas as ações especificas e incontáveis enzimas, mediadores químicos, do que chamamos de transmissores dos impulsos nervosos.

Existem ainda todas as reações de desdobramento e de síntese de várias substâncias que se juntam ou são eliminadas. E o conjunto de todos esses acontecimentos em um ser vivo, é chamado de metabolismo de carboidratos.

No caso chamamos de anabolismo a etapa construtiva no qual esses nutrientes são assimilados e usados para a sínteses de novas substâncias, que são totalmente indispensáveis para o crescimento, regeneração, manutenção do nosso organismo.

metabolismo de carboidratos

O metabolismo de carboidratos em prática

O catabolismo, é a etapa destrutiva que ajuda no desdobramento de moléculas para a liberação de energia, a energia liberada é usada no processo que comentamos anteriormente, o anabolismo. Em conjunto com as reações que implicam as trocas energéticas do organismo, se dá então o nome de metabolismo de carboidratos.

Para conseguir manter um metabolismo mais equilibrado, é necessário que o organismo mantenha nutrientes e substâncias que são retirados dos alimentos que precisam ser consumidos diariamente. Uma vez ingeridos, os nutrientes já serão usados para a absorção e distribuição dos tecidos, alguns são usados para a reparação e construção da matéria viva.

Os glicídios ou carboidratos são chamamos popularmente de açucares, são nutrientes que fornecem energia para os átomos de hidrogênio, oxigênio e carbono. É a principal fonte de energia do nosso organismo, podendo ainda ter um papel plásticos ou estrutural, as principais fontes para conseguir carboidratos são vegetais, que sintetizam por meio da fotossíntese.

Os carboidratos estão presentes em diversos alimentos que consumimos diariamente, como leite, raízes, arroz, milho, trigo, ervilha, feijão, grão de bico, mel, eles constituem cerca de 65% da nossa dieta e claro que o consumo em excesso acaba causando o aumento de peso, o aumento do colesterol, podendo causar doenças como a diabetes por exemplo.

metabolismo de carboidratos

Já a falta dele na alimentação causa emagrecimento, desanimo, fraqueza, diabetes, depressão, podendo até mesmo causar uma desnutrição, o corpo armazena o carboidrato em três diferentes locais, músculos, sangue e fígado, essas reservas evitam que os músculos tenham problemas quando a pessoa esteja fazendo uma dieta, por isso o corpo não pode ficar muito tempo sem receber carboidrato, se não pode causar uma espécie de canibalismo muscular, atrofiando os músculos.

Essa foi um review explicativo voltando para o metabolismo de carboidratos, é de extrema importância você entender o que acontece dentro do seu próprio corpo e no seu organismo, saber a importância de cada nutriente e a falta dele o que pode nos causar é o mínimo para levar uma vida saudável e de qualidade.

Espero que tenham gostado e retirado um pouco das dúvidas referentes ao metabolismo de carboidratos.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *