O que é posicionamento? O conceito de posicionamento de mercado em termos de marketing refere-se ao lugar que determinada marca ou produto ocupa na mente dos consumidores em relação à sua concorrência.

Se estamos falando de posicionamento na web, a definição é modificada em seus termos, mas o significado é o mesmo: é o lugar que um determinado site ocupa nos mecanismos de busca em relação à sua concorrência.

Assim, search engine optimization ou SEO ( Search Engine Optimization ) , é o conjunto de ações que visam melhorar a posição de uma página web na lista de resultados do Google, Bing, ou outros motores de busca da internet.

SEO, apesar de sua definição, também é sobre pessoas. Procura relacionar as necessidades do usuário que faz uma busca na Internet com as soluções oferecidas pela infinidade de páginas que existem na rede.

De onde vem o termo SEO (Search Engine Optimization)?

Os primeiros motores de busca nasceram no início dos anos 90. Até o Google sair em 1996, muitos outros foram criados, incluindo o Yahoo. O boom da web começou. As pessoas perceberam que realmente havia dinheiro a ser feito com elas. Assim, eles chegaram à conclusão de que precisavam atrair mais pessoas para suas páginas, precisavam de mais tráfego e qual era o melhor método para atrair mais tráfego para um site? 

O que é (SEO) e posicionamento orgânico?

 

Os mecanismos de busca.

Naquela época os donos dos sites começaram a pensar em como poderiam alcançar as primeiras posições…

O SEO nasceu!

Os mecanismos de pesquisa estão ficando mais inteligentes, mas ainda precisam da nossa ajuda. A otimização de um site ajudará a fornecer aos mecanismos de pesquisa mais e melhores informações para que seu conteúdo (suas soluções) possa ser exibido corretamente nos resultados de pesquisa do usuário.

Além disso, o SEO foca nos resultados de busca orgânica, ou seja, aqueles que não são pagos, é um dos únicos canais de marketing online que, quando configurados corretamente, podem continuar dando resultados ao longo do tempo. Se você fornecer conteúdo forte e necessário que mereça uma classificação alta nos resultados de pesquisa para as palavras- chave certas , seu tráfego poderá crescer com o tempo, enquanto a publicidade precisa de fundos contínuos para direcionar o tráfego para seu website.

Evolução de SEO

SEO é um dos assuntos que mais mudou nos últimos anos. Só temos que ter em mente que os algoritmos Penguin e Panda do Google estão sendo atualizados quase continuamente, e essas atualizações transformaram completamente o que era conhecido como SEO até recentemente. Com o Penguim é preciso tomar muito cuidado ao escolher uma agência para link building.

O algoritmo do Google é a  forma que o buscador tem para posicionar as páginas antes de uma busca,  ou seja, é o que determina se você sai em primeiro, segundo ou na segunda ou terceira página da lista de sites resultante da busca solicitada. .

Agora com SEO, tentamos alcançar o que o próprio Matt Cutts (diretor do departamento anti-spam do Google na web) descreve como «Search Experience Optimization» ou o que é o mesmo, «tudo para o usuário» .

Embora existam milhares de circunstâncias em que um motor de busca é suportado para posicionar uma página ou outra, pode-se dizer que existem dois fatores básicos:  autoridade e relevância .

A autoridade  é, essencialmente, a popularidade de uma página com base em métricas que o Google considera importantes para o posicionamento de um site. Quanto mais popular for, mais útil será a informação que contém e esta funcionalidade é a que um motor de busca mais tem em conta, pois é baseada na experiência do próprio utilizador. Quanto mais um conteúdo é compartilhado, mais os usuários o consideram útil.

Relevância é a relação que uma página da web tem com uma pesquisa específica. A relevância de uma página web tem a ver com a correspondência entre a palavra ou palavras de pesquisa escritas pelo utilizador nos motores de busca e as palavras-chave presentes nos conteúdos dessa página.

Um site é mais relevante quando seu conteúdo se aproxima mais das frases de pesquisa dos usuários. Não é que uma página tenha a palavra-chave pesquisada muitas vezes (no início do SEO era assim), mas que um mecanismo de busca depende de centenas de fatores no site para determinar se a página é valiosa para o usuário.

O que é (SEO) e posicionamento orgânico?
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Seções em que podemos dividir o SEO

  • SEO local

O SEO no site está preocupado com a relevância . Tente fazer com que o mecanismo de busca entenda rapidamente as principais características do conteúdo da web. Dentro do SEO On-site, incluiríamos otimização de palavras-chave, tempo de carregamento, experiência do usuário, otimização de código e formato de URL.

  • SEO fora do site

Off-site SEO é a parte do trabalho de qualquer consultoria SEO que foca em ações externas à página web com a qual estamos lidando, mostrando aos buscadores que nosso conteúdo está espalhado pela internet, que é útil e que gera interesse e que está sendo compartilhado em redes. Os fatores mais importantes no SEO off-site são o número e a qualidade dos backlinks, a presença na mídia social, as menções na mídia local e a autoridade da marca.

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