Não é segredo que nossa dieta moderna está causando estragos em nosso corpo a partir de dentro. Comemos muito dos alimentos errados e muito pouco dos nutrientes que nosso corpo precisa para se manter saudável. Mas e se houvesse uma maneira de comer os alimentos que você ama sem nenhum dos negativos? 

A Spirulina é uma alga verde-azul que tem sido consumida na forma de pó ou grânulos em várias partes do mundo por séculos como um super-alimento. Seus benefícios só agora começaram a ser descobertos, mas há muitas evidências que sugerem que uma alta ingestão de spirulina terá um efeito positivo em sua saúde. Neste artigo, vamos explorar as 10 principais razões pelas quais você deve adicionar a spirulina à sua dieta hoje. 

  1. Contém a vitamina essencial B12

A vitamina B12 é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso, tanto em crianças quanto em adultos. Ela também ajuda a manter os níveis sanguíneos normais, mantém a pele e as unhas saudáveis e mantém seu sistema imunológico funcionando normalmente. Estudos têm demonstrado que as dietas que faltam na vitamina B12 têm sido ligadas a uma variedade de condições de saúde, incluindo anemia, depressão, perda de memória e até mesmo morte. 

A spirulina é um dos poucos alimentos ricos em B12, ou cianocobalamina, que é a forma que o corpo absorve melhor. A FDA aprovou até mesmo um suplemento dietético que combina B12 com L-teanina, um aminoácido encontrado no chá que demonstrou ter efeitos anti-ansiedade. 

  1. Possui altos níveis de antioxidantes

Há dois antioxidantes que se destacam em particular quando se trata de spirulina – o licopeno e o beta-caroteno. Ambos os antioxidantes demonstraram ter propriedades antienvelhecimento, bem como efeitos anti-inflamatórios quando consumidos em altas quantidades. 

As propriedades anti-envelhecimento são devidas ao fato de que os antioxidantes ajudam a prevenir danos oxidativos às células. Os danos oxidativos levam a doenças crônicas e ao envelhecimento, à medida que envelhecemos. Pode até afetar seu bem-estar mental, causando sintomas como neblina cerebral, incapacidade de concentração e ansiedade. 

pontos positivos da spirulina

  1. Melhora a saúde digestiva

A Spirulina vem com uma grande dose de probióticos que ajudam a manter seu sistema digestivo em grande forma. Os probióticos são as bactérias “boas” que vivem em seu intestino e podem prevenir problemas digestivos como inchaço, diarréia e constipação. 

A Spirulina também contém fibra dietética solúvel que não é digerida pelo seu sistema digestivo. A fibra solúvel pode melhorar a função intestinal, reduzir o colesterol e diminuir o risco de doenças cardíacas. 

  1. tem benefícios de perda de peso

Todos nós sabemos que as dietas devem nos ajudar a perder peso, mas raramente nos fazem sentir cheios. A Spirulina pode ser o alimento perfeito para ajudar você a conseguir isso. 

Seus altos níveis de proteínas e fibras ajudam a diminuir o ritmo da digestão, o que pode retardar o apetite das pessoas e fazê-las sentir-se cheias por mais tempo. 

Um estudo feito com ratos obesos descobriu que aqueles que receberam altas doses de spirulina tiveram peso corporal reduzido, níveis mais baixos de glicose no sangue e níveis mais altos de leptina – um hormônio que ajuda a controlar o apetite. 

  1. Tem propriedades anti-envelhecimento

A inflamação crônica é uma das principais causas do envelhecimento. Os antioxidantes e probióticos encontrados na Spirulina ajudam a evitar que suas células sejam danificadas pelos radicais livres. 

Está comprovado que o uso de antioxidantes em sua dieta retarda o processo de envelhecimento tanto no corpo quanto no cérebro. Ele também pode ajudar a prevenir danos celulares dos radicais livres, que são uma das principais causas de inflamação crônica.

  1. Contém pré-bióticos

Os prebióticos são as bactérias “boas” que ajudam seu sistema digestivo a funcionar corretamente. Elas não são digeridas pelo seu organismo, ao contrário da fibra dietética, mas fornecem ao seu intestino vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais que ele precisa para se manter saudável. 

Estudos descobriram que a spirulina tem altos níveis de vitaminas B, assim como outras vitaminas que são importantes para a sua saúde digestiva. Ela pode ajudar a reduzir o inchaço e a diarréia, fornecendo ao seu sistema digestivo os prebióticos de que ele necessita. 

  1. Melhora a saúde mental

Níveis baixos de serotonina são muito comuns nos que sofrem de depressão. Foi demonstrado que a Spirulina ajuda a elevar os níveis de serotonina e a voltar a “ligar” seu cérebro novamente. 

O aminoácido triptofano é encontrado em grandes quantidades neste superalimento rico em aminoácidos. O triptofano é também um bloco de construção para a melatonina, que é conhecido por ter efeitos anti-ansiedade. 

  1. Ajuda com as condições de pele

A Spirulina é uma rica fonte dos minerais selênio e zinco que são benéficos para a pele. O selênio é um poderoso antioxidante que evita danos radicais livres às suas células e mantém sua pele saudável e jovem. O zinco pode ser usado por seu corpo para manter a pele saudável, regulando sua produção de óleo. 

  1. Ele pode prevenir e tratar o câncer

As propriedades anticancerígenas da espirulina podem ser atribuídas às grandes quantidades de vitaminas B e C que ela contém. 

As células cancerígenas dependem de um processo chamado glicólise para energia. A vitamina B inativa encontrada na spirulina evita esta etapa chave no processo de produção de energia da célula cancerígena, que causa a morte das células cancerígenas. 

pontos positivos da spirulina

  1. Resumindo

Quando se trata de sua saúde, não há melhor superalimentação do que a spirulina. Ela pode prevenir e tratar uma ampla gama de problemas de saúde, incluindo câncer, problemas digestivos, perda de peso, e muito mais. Ela também vem embalada com vitaminas e minerais essenciais que mantêm seu corpo saudável e forte. 

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