Muito se sabe da importância da água para o planeta, mas você sabe porque precisamos beber água? Leia este artigo até o final e descubra por quais motivos esse líquido incolor é tão importante para a manutenção das nossas funções vitais.

Beba água agora mesmo

A água é vital e sem ela não sobreviveríamos mais que 5 dias. Componente essencial e presente em todas as células do corpo humano, tem funções primordiais para manter a homeostase corporal.

  • Mantem regulada a temperatura corporal;
  • Elimina as toxinas do organismo;
  • Transporta nutrientes entre as células;
  • Mantem os órgãos em perfeito funcionamento.

Estas são apenas algumas das funções que a água exerce no nosso corpo. Só com isso, já seria suficiente para você beber água nesse exato momento.

Porque precisamos beber agua

Auxilia na digestão

A água também é primordial para os processos fisiológicos do corpo. A digestão por exemplo, tem a água participando da composição da saliva e dos sucos digestivos, função primordial para quebras os alimentos que ingerimos.

O Ministério da Saúde recomenda a ingestão diária de 2 litros de água. Sucos, chás e frutas até contam nessa equação, mas a água “pura” propriamente dita é a prioridade.

Em períodos mais secos e quentes, a hidratação deve ter atenção especial, e mesmo em dias de temperaturas mais baixas, o consumo de água é essencial.

Para nosso organismo se manter mais aquecido, nosso corpo gasta mais energia, e se gasta mais energia, gasta mais água, que precisa ser reposta para manter a homeostasia.

Volume de água do corpo é em média de 70%.

Os valores de volume de água vão variando de acordo com nossa idade cronológica. Enquanto bebês tem uma média de até 80% de água na composição corporal, os idosos vão diminuindo essa capacidade, chegando a até 50%.

Ajuda na prevenção de doenças

A infecção urinária por exemplo, é uma típica doença prevenida pela ingestão correta de água diariamente. Consumindo bastante água, o corpo será estimulado a expulsar o líquido excedente, limpando assim o trato urinário.

Reduz também a retenção de líquido, pois coloca os rins para trabalhar e consegue trazer também uma sensação de saciedade. Deste modo, beber água antes da refeição auxilia no controle do apetite.

Importante para a sobrevivência

Além de todas as funções desempenhadas em nosso corpo, ela é primordial também para o nosso meio ambiente. A água é que mantém ativa a flora, fauna e demais ecossistemas. Por isso é tão importante a manutenção dos leitos, já que sem água não há vida.

Porque precisamos beber agua

Hidratação deve ser prioridade

Nunca esqueça de beber. Não deixe seu organismo pedir água. Mantenha-se hidratado. Nos dias quentes, nos dias frios.

A água revitaliza suas mucosas e células, hidratando seu corpo de dentro para fora, prevenindo o ressecamento da pele e a descamação.

Se nosso corpo fica sem água, teremos confusão mental, mal-estar, náuseas e até desorientação. Se essa falta for por um período mais prolongado, pode levar o indivíduo a óbito.

Assim, é de estrema importância beber água durante o dia, com frequência e sem esquecimentos.

Leave a comment

Your email address will not be published.