As flores de hibisco possuem um aroma muito agradável e é conhecida por ser utilizada para chás queridinho de quem quer levar um estilo de vida mais saudável. Para a preparação do chá de hibisco é necessário a infusão a partir do botão seco da Hibiscus sabdariffa (que é o nome científico da planta, mas também é conhecida como vinagreira).

Existem muitos benefícios do chá de hibisco e a bebida tem sido usada como ingrediente medicinal durante muitos e muitos anos. E estudos feitos recentemente também comprovam que tanto o chá quanto o extrato da planta do hibisco podem ser grandes aliados para a prevenção de doenças.

O chá de hibisco pode também te ajudar a perder peso, mas, pois, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá é indicado também para aquelas pessoas que não abrem mão de uma vida saudável e de qualidade de vida. O chá de hibisco contém 0 calorias e pode ser servido quente ou gelado.

Veja a seguir, para que serve o chá de hibisco, seus principais benefícios e muito mais.

  1. Chá de hibisco ajuda a diminuir a pressão arterial

A pressão alta acontece geralmente quando os vasos em que o sangue circula se contraem. Isso pode acontecer por e causar problemas cardíacos como infartos ou acidente vascular cerebral (AVC). No Brasil, os números de pessoas hipertensas chegam a cerca de 30 milhões, de acordo com o Ministério da Saúde.

  1. Chá de hibisco te ajuda a perder peso

Outro benefício do chá de hibisco que é mais conhecido é contribuir para a perda de peso. Algumas pesquisas mostraram e indicam que o chá foi capaz de reduzir a criação de células de gordura, ou seja, evitando o acúmulo de gorduras no corpo. Dentre as substâncias do chá, a antioxidantes presentes na bebida, estão os flavonoides e antocianinas, que contribuem para evitar esse problema.

  1. Controla o colesterol

Consumir diariamente o chá de hibisco reduz consideravelmente os níveis de colesterol no sangue e os triglicerídeos em uma pessoa com diabetes e síndrome metabólica (conjunto de doenças que estão relacionadas a obesidade e aumento da pressão, glicemia e colesterol)

  1. Melhora a saúde do fígado

Outros estudos realizados em animais e humanos mostram que o consumo do chá de hibisco melhora a saúde do seu fígado, pois com o aumento das enzimas desintoxicantes e reduzindo os danos ao órgão. De acordo com uma pesquisa que foi divulgada no The Journal of Functional Foods, tomar o chá de hibisco por 12 semanas ajuda a melhorar a esteatose hepática em 19 pessoas com sobrepeso. O problema de saúde pode ocorrer quando há gordura em excesso no fígado e isso causa a insuficiência hepática — que é quando o órgão deixa de realizar suas funções principais como a desintoxicação do organismo.

 hibisco principais benefícios

  1. Evitar a retenção de líquido

O corpo humano pode acabar retendo água em excesso e isso podendo causar inchaços que incomodam bastante. O chá de hibisco é muito rico em quercetina, substância que possui ação diurética, ou seja, fazendo o aumento da produção da urina ao longo do dia. Com o seu consumo, é eliminado uma maior quantidade de toxinas e de água retida pelo corpo.

São esses os principais benefícios do hibisco para nosso corpo. Consuma o hibisco diariamente e veja os seus resultados e melhora na saúde.

Leave a comment

Your email address will not be published.